Filme Documentário de Longa Metragem

Direção: Carolina Jabor e Lula Buarque

Lançado em 2008

 

O Mistério do Samba retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela – tradicional grupo de veteranos sambistas da escola de samba que detém o maior número de títulos no carnaval do Rio de Janeiro – e como este cotidiano torna-se inspiração para músicas que estão entre as mais belas do cancioneiro popular do país. O filme acompanha a cantora e compositora Marisa Monte, realizando um trabalho de resgate de composições que estavam quase esquecidas. Isso porque esses sambistas não têm o hábito de registrar todas as letras e melodias criadas em rodas de sambas e, assim, muitas delas existiam apenas na memória de alguns deles.

O diretores Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda captaram imagens e entrevistas, documentando o que existe por trás dessas composições. Percorreram ruas de Oswaldo Cruz, bairro da Zona Norte carioca,  o berço da Velha Guarda da Portela e o reduto desses respeitados senhores e senhoras, os chamados bambas do samba: compositores como Monarco, Argemiro, Jair do Cavaquinho, Aniceto, Antônio Rufino dos Reis, Casquinha e Casemiro da Cuíca, e pastoras como Tia Surica, Doca e Eunice, visitaram casas dos sambistas, freqüentaram as rodas de samba – encontros festivos de cantoria, uma tradição nas escolas de samba do Rio – e registraram desfiles da Portela. Foram realizadas ao longo de 10 anos, cerca de 200 horas de filmagem que resultaram em um mergulho na intimidade do universo da mpb.

O Mistério do Samba conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, dois outros grandes nomes da música brasileira, admiradores e freqüentadores da Portela, e ainda discípulos dos bambas da sua Velha Guarda.